sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Prove o Oriente exótico na cozinha chinesa


Por Linda Orlando

A vastidão da geografia e história chinesas são refletidas nos diversos estilos de cozinha chinesa disponível hoje. A arte ea ostentação de cozinha chinesa tradicional evoluiu ao longo dos séculos por uma sucessão de dinastias, eo palácio banquetes eram muito importantes para a realeza. As refeições podem durar até três dias ou mais, e durante a discussão festa muito teria lugar sobre questões governamentais importantes. Peixes, cervos e carne de porco foram os pilares desses jantares, juntamente com uma variedade de sobremesas exóticas ricos em sabor.

Hoje, a cozinha chinesa é uma das favoritas em muitos países ocidentais. Para entender as diferentes variedades de comida chinesa, o melhor é dividir a cozinha chinesa em quatro grandes regiões da China. A região Norte se espalha para a Mongólia, a casa do deserto de Gobi e os ventos do Ártico no inverno. Porque muitas pessoas nesta região é muçulmana, carne de porco é proibido, então a dieta é pesada com carne de carneiro e cordeiro. Os vegetais e as frutas utilizadas na Mongólia cozinhar repolho, abóbora, uvas, peras e maçãs, são muito semelhantes aquelas que crescem na América do Norte. Devido ao seu clima hostil, o norte não é passível de cultivo de arroz, de modo trigo, cevada, milho e soja usados ​​na fabricação de pães e macarrão.

Para o oeste são o Szechwan montanhosa e nas províncias de Hunan, onde o arroz cresce abundantemente, assim como frutas cítricas, bambu e cogumelos. Estas variedades de cozinha chinesa são bem conhecidos por seu sabor picante, devido aos pimentões cultivados localmente e vontade dos moradores locais para refeições altamente experientes. Distintamente diferente de todas as outras cozinhas chinesas, Szechwan e variedades de Hunan desenvolvida através dos séculos nesta região fértil e absorveu muitas influências de não-chineses terras do sudoeste. Gengibre, cebola, alho, pimenta e marrons são adições regulares, e um cozinheiro Szechwan boa cria obras-primas sutilmente temperados com eles. Embora o alimento Szechwan é notório hoje para o calor, há alguns que dizem que o tempero da comida foi originalmente desenvolvido por cozinheiros que precisavam usar temperos quentes e picantes para mascarar o sabor dos alimentos que apodreceram rapidamente no calor.

Para o leste de Hunan está "a terra do peixe e arroz." Como o oeste em latitude, que tem a vantagem de terras baixas para o cultivo de arroz e uma região costeira para peixes. As três províncias do leste do Mar da China, juntamente com suas duas províncias do interior adjacentes, formam o que é chamado de Escola Oriental de cozinha chinesa. Como centenas de diferentes receitas regionais e vila de estas províncias foram levados para a cidade portuária dominante de Xangai, "Xangai" cozinha agora é o estilo mais diversificado de cozinha na China. Stewing assar, fritar e são comuns, bem como as lentas "vermelhos" de cozinha técnicas que necessitam de rápida comer antes que a oleosidade quente se transforma em algo menos apetitoso. Pães, macarrão e bolinhos são comidos com mais freqüência do que o arroz e frutos do mar muitas vezes é servido em forma de sal.

Canton é talvez a mais famosa das quatro províncias chinesas conhecidas por sua comida, que é geralmente reconhecido como o mais fino e tem sido considerado durante séculos. As estações são suaves, molhado e quente na maior parte do ano, o que cria um ambiente perfeito para o cultivo de qualquer coisa. Bosques e jardins ondulantes são férteis e cheio de frutas e legumes, frutos do mar frescos e ampla está disponível na costa. Métodos de cocção de Cantão e receitas são sofisticados e variados. Caracterizada pela grande quantidade de vapor e fervura, este estilo é talvez o mais saudável eo mais conhecido fora da China. Uma vez que a produção local é tão exuberante, o uso criterioso de óleos naturais e guarnições destaca a sua frescura, dependendo menos de molhos intensos e para fritar e se concentrando mais nos sabores básicos dos alimentos, em vez de sufocar os ingredientes frescos. Sobremesas, geralmente de pouco interesse para o cantonês, são tipicamente pesada e doce. Ao longo da história, o cantonês fez uma arte a partir de uma necessidade, e em tempos de dificuldades eles usaram todas as partes de um animal, peixe ou legumes. Como resultado, nada é permitido ir para o lixo em uma cozinha cantonesa, e nenhum animal é um tabu. Um ditado famoso entre os cozinheiros cantonês é que a única coisa com quatro pernas de um homem não deve comer é uma tabela!

Estética clássica ditam a forma ea ordem de muitos costumes alimentares na China, não importa qual a variedade de cozinhar você goste. Os conceitos do yin e do yang governar a escolha de alimentos, combinações, o tempo ea ordem de cada prato. Não é exagero dizer que a maioria dos chineses, ricos e pobres, são gourmets, pelo menos no sentido de que eles realmente desfrutar de boa comida, e cada refeição é um banquete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário