sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dor Somática


Uma variedade de condições médicas ou lesões podem dar origem a dor. A dor é, basicamente, um sentimento de angústia ou uma sensação desagradável os neurônios sensoriais transmitem ao cérebro quando nos deparamos com situações que provocam danos físicos. Embora a dor pode ser experimentada em caso de acidentes reais, ou trauma ao corpo, às vezes, uma percepção de um estímulo que pode causar danos corporais também podem causar dor. Assim, a dor pode ser definida como a sensação de desconforto, juntamente com a percepção de uma sensação desagradável. A localização ea intensidade da dor são aspectos importantes também. A localização em que a dor é experimentada constitui a base da classificação da dor. Fora dos vários tipos de dor, dor somática é uma sensação de que a maioria de nós experiência com mais frequência. Antes de lhe dar algumas informações sobre o que é dor somática, deixe-me informá-lo sobre os diferentes tipos de dor.

Tipos de Dor

A dor é amplamente classificados em dor nociceptiva e não-nociceptiva. A dor nociceptiva surge quando os receptores da dor ou nervos especializados na pele, articulações, tendões, músculos e os órgãos respondem a estímulos térmicos, mecânicos ou químicos. Quando as células nervosas são submetidos a mudanças de temperatura, a falta de oxigénio, vibrações, ruptura ou estiramento em torno dos tecidos, estes receptores da dor se activado, como resultado, os sinais de dor são enviados para o cérebro ea medula espinal. Por exemplo, uma dor de experiências sobre ser ferido. Quando o cérebro recebe esses sinais de dor, mas também sinaliza-nos a retirar-se tais situações. Uma vez que o dano ou prejuízo cura, os receptores de parar de enviar os sinais e que a dor desapareça. Quando a dor não cessa e persistente, é dito que sofrem de dor crônica. A dor nociceptiva é classificada em dor somática e dor visceral. A localização dos receptores da dor constitui a base da presente classificação.

A dor sentida devido à estimulação dos receptores da dor localizados nas vísceras, ou as partes fechadas internos do corpo, é referido como a dor visceral. Desde que a dor visceral surge de áreas internas do organismo, tais como o peito, tórax ou na região pélvica, a dor é mais difícil de localizar e pode dar origem a dor referida. Alongamento extensão, ou compressão dessas áreas pode causar uma grande sensação de dor. Geralmente, esta é uma dor profunda-espremendo ou uma sensação de pressão. Dor somática, por outro lado, é a dor resultante da estimulação dos receptores da dor nos tecidos músculo-esqueléticas ou os tecidos cutâneos. Quando a dor não surgem devido à estimulação dos receptores da dor, mas surge devido às fibras nervosas danificadas ou disfuncional dentro do sistema nervoso central e periférico, é referido como não-nociceptivo dor. Este tipo de dor também é chamada de dor neuropática.

O que é dor somática causada por

Uma das causas mais comuns de dor somática é o trauma ou lesão. Nós são submetidos a este tipo de dor quando os receptores da dor sobre a superfície do corpo, isto é os tecidos cutâneos, ou os receptores da dor nos músculos, ligamentos, articulações ou ossos, isto é, os tecidos músculo-esqueléticas se activado. Quando os receptores da dor nos tecidos músculo-esqueléticas se estimulado, um é dito que sofrem de dor somática profunda, enquanto que a dor sentida devido a lesões dos tecidos superficiais ou a pele é referido como dor somática superficial. Uma vez que os receptores da dor muitos estão localizadas sob a superfície da pele, dor somática superficial é nítida e bem definida. Dor somática profunda é maçante e localizada. Sintomas como sangramento, inchaço, dor ou cólicas também pode ser experimentado pelo doente. Várias técnicas de gestão de dor pode ser usado para o tratamento deste tipo de dor. As opções de tratamento pode envolver o uso de analgésicos, opiáceos, esteróides ou não esteróides anti-inflamatórios. Em caso de avaria do tecido mole, contusões, queimaduras, cortes ou traumas aos tecidos cutâneos, o manejo da dor geralmente envolve a aplicação tópica de cremes e pomadas e ungüentos além de analgésicos.

Lágrimas musculares, entorses, cortes, queimaduras e feridas algumas lesões comuns que dão origem a dor somática. Este tipo de dor pode ser facilmente controlado com a ajuda de técnicas de gestão de certos dor, mas um tratamento oportuno é importante. Uma vez que o ferimento cicatriza, a dor vai desaparecer também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário